Segundo apurou o NJOnline, os candidatos Adalberto Costa Júnior, Alcides Sakala, Abílio Kamalata Numa, José Pedro Kachiungo e Raul Danda aproveitam hoje "o dia da reflexão", depois de ontem terem terminado a campanha eleitoral, que os levou a todo o território nacional.

Segundo o programa do conclave a que o NJOnline teve acesso,o ponto mais alto deste evento é o discurso da abertura do congresso, a ser proferido pelo presidente cessante, Isaías Samakuva.

Na preparação do XIII Congresso Ordinário, Raul Danda viu, numa primeira fase, a sua candidatura a ser "chumbada", pela Comissão de Mandatos, por, alegadamente, não reunir os 15 anos de militância ininterrupta. Analisada a situação, o comité permanente da UNITA validou a candidaturas de Raul Danda, uma decisão tomada por votação dos membros do órgão.

Na mesma altura, o comité permanente validou também a candidatura de Adalberto Costa Júnior, que estava condicionada à apresentação de um comprovativo da perda da nacionalidade portuguesa.

Isaías Samakuva foi eleito presidente do partido em 2003, na sequência da morte em combate de Jonas Savimbi em 2002.

Desde 2003 na presidência da UNITA, o actual líder, Isaías Samakuva, já derrotou nos últimos congressos, os candidatos Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Dinho Chingunji e Abílio Kamalata Numa e Pedro Kachiungo.

O Congresso é o órgão supremo da UNITA que se realiza de quatro em quatro anos, sob convocatória do presidente do partido, para a análise da situação do partido e do país em geral e estabelece as linhas gerais da política do partido.

O conclave actualiza os estatutos, elege ou renova a confiança ao presidente do partido e elege os membros do comité permanente e da comissão política.