Segundo Ruben Sikato, as teses são afirmações que representam medidas de política que os membros do partido vão discutir e eventualmente deverão merecer uma tomada de decisão durante todo o processo do congresso.

"Essas medidas têm a ver tanto com a vida política, económica e social do país, como com a organização e o funcionamento do partido", referiu, acrescentando que a discussão das teses do congresso constitui "um excelente exercício de debate democrático que estimula a fala democrática dos militantes e os aproxima da identidade política e ideológica do partido".

De acordo com o político, após a sua aprovação, essas propostas de teses serão enviadas a todas as províncias do País, onde merecerão uma discussão em duas fases.

"Antes das conferências preparatórias - nomeadamente conferências comunais, conferências municipais e conferências provinciais -, todos os militantes do partido nas bases, serão chamados a discuti-las com os responsáveis dos seus organismos", esclareceu.

"Depois, no período de 04 a 25 de Outubro de 2019, durante as conferências preparatórias do partido, os delegados aí presentes vão tomar posição sobre cada uma das propostas de teses. Por fim, em sede do congresso, os delegados assumirão democraticamente essas propostas que terão a forma de resoluções, devendo nalguns casos implicar uma revisão dos estatutos do partido", juntou.

A UNITA foi fundada a 13 de Março de 1966 pelo malogrado Jonas Malheiro Savimbi e ao longo de 53 anos de existência o partido realizou 12 Congressos Ordinários e três Extraordinários.