"A nível central do partido o debate está lançado. Algumas províncias mais adiantadas já começaram a escolher candidatos para as autarquias. É um processo normal", disse ao NJOnline, Alcides Sakala.

Alcides Sakala lembrou que o seu partido já tinha criado um grupo técnico de trabalho para definir o perfil e os critérios a obedecer na selecção de candidatos a autarcas e propor lista de candidatos para serem testados e formados para exercício de funções nos diversos órgãos da administração autárquica em todo o País.

"Tenho informações de que na Huila este processo já iniciou. Este processo vai continuar em todas as províncias do País e a nossa posição é que as eleições autarquias ocorram em todo o território nacional", referiu.

Recorda-se que na abertura das jornadas parlamentares da UNITA, que ocorreram no ano passado, na província do Kwanza Norte, o líder da UNITA, Isaías Samakuva, acusou o MPLA de preparar candidatos às autárquicas com dinheiro do Estado

Samakuva classificou a transferência de competências e recursos do poder central para as províncias, realizada pelo Governo angolano, como uma forma de o MPLA instalar os seus candidatos a autarcas na linha da frente.

"O objectivo do MPLA, com o processo actual de desconcentração do poder central para o local, é instalar os seus candidatos a autarcas numa posição vantajosa face aos demais", acusou Samakuva.

O Governo justificou a decisão com a necessidade de reforçar a desconcentração de competências, ao transferir, de forma gradual, tarefas, serviços, programas ou projectos dos órgãos da administração central para o poder local.

Essa transferência, segundo o Governo, será acompanhada pela garantia de existência de recursos financeiros, humanos, técnicos e tecnológicos necessários à execução das competências.