Liberty Chiyaka manifestou o seu "total apoio" à candidatura de Alcides Sakala, que ficou formalizada oficialmente ao início da tarde de hoje, nas instalações do complexo Sovismo, em Viana.

"Não é momento oportuno para eu concorrer à presidências da UNITA, vou apoiar a candidatura de Alcides Sakala", referiu Liberty Chiyaka, de 44 anos, ao NJOnline.

Já o secretário para as Relações Internacionais e porta-voz da UNITA, Alcides Sakala Simões, que formalizou a candidatura à liderança do partido, elogiou a forma como Isaías Samakuva, dirigiu o partido desde a morte do líder fundador.

Alcides Sakala disse ainda que, caso seja eleito presidente da UNITA, dará atenções especiais à situação interna do partido e às autarquias, para que o partido do "Galo Negro" ganhe as eleições gerais de 2022.

Na passada sexta-feira, 4, o actual presidente do grupo parlamentar, Adalberto Costa Júnior, formalizou a sua candidatura à liderança do maior partido da oposição.

Para a sucessão de Isaías Samakuva, estão na corrida os nomes de Estêvão José Pedro Kachiungo, Abílio Kamalata Numa, Lukamba Paulo "Gato", e Manuel Raúl Danda que deverão formalizar também as suas candidaturas ainda hoje.

De recordar que o próximo presidente da UNITA sucede a Isaías Samakuva, que, depois de uma indecisão sobre se voltava ou não a concorrer, deixa, definitivamente, o cargo, após 16 anos na liderança.