"Escrevemos ao presidente da Assembleia Nacional para não autorizar as férias dos deputados, numa altura em que o Pacote Legislativo que está em discussão na Assembleia Nacional na especialidade ainda não foi aprovado", disse Raúl Danda, que falava aos jornalistas na qualidade de primeiro-ministro do governo sombra da UNITA.

Raúl Danda lamentou não haver consenso entre a oposição e o MPLA na aprovação do Pacote Legislativo, admitindo que o atraso vai prejudicar o calendário das eleições autárquicas previstas para o próximo ano.

"Até aqui, o Pacote Autárquico não foi aprovado, o que se pressupõe que tudo será feito com rapidez e as coisas poderão sair todas mal. Espero que o MPLA colabore o mais rápido possível para aprovarmos as leis", acrescentou.

Recorde-se que o Presidente, João Lourenço, propôs o ano 2020 para a realização das primeiras eleições autárquicas em Angola, que deverão ser implementadas de forma faseada.

"Que se criem todas as condições técnicas, administrativas, materiais e financeiras para a implementação das autarquias locais na presente legislatura.", disse na altura João Lourenço.

"Que, nesse sentido, sejam definidos os critérios de selecção do primeiro grupo de municípios para a experiência inicial, devendo a este respeito considerar-se experiências e critérios diferenciados, de entre eles: municípios urbanos e municípios rurais, municípios mais populosos e menos populosos, o estágio de desenvolvimento dos municípios e os municípios com maior ou menor capacidade de arrecadação de receitas", acrescentou.