A venda ilegal e avulsa de medicamentos nos mercados informais da cidade de Luanda ainda persiste, como constatou a equipa de reportagem do Novo Jornal, em dois mercados, nomeadamente dos Kwanzas e do Kikolo. Foi possível verificar o mau estado de conservação dos medicamentos e alguns, inclusive, com o prazo de validade já expirado.

No mercado dos Kwanzas, por exemplo, a venda ilegal de medicamentos, em quantidades consideráveis, acontece todos os dias sob o olhar das autoridades sanitárias e policiais que "nada fazem para por fim a esta prática".

Neste mercado, o que mais chamou a atenção foi o número de jovens que, logo à entrada, se perfilavam para chamar os clientes. Uns tentavam disfarçar porque pensaram que um dos integrantes da equipa de reportagem fosse agente da investigação criminal.

Sentado num caixote de madeira, um homem de camisa, calções e chinelas, que aparentava estar na casa dos 45 anos, distribuía comprimidos a um cliente, enquanto o seu companheiro contava notas de mil kwanzas com toda a tranquilidade. "Esse azulinho é muito bom, é bem melhor que o Viagra. Pode até tomar dois, vai ter muita força para se vir três ou quatro vezes", empolga-se. É em tom de brincadeira que o homem, conhecido como Papa Tontou, lidera o comércio de estimulantes sexuais naquele mercado.

(Pode ler esta notícia integral na edição nº 484, nas bancas, ou em digital, cuja assinatura pode pagar no Multicaixa)