O incidente que resultou na morte do cidadão de 62 anos ocorreu no Domingo passado, depois de o sexagenário ter sido levado para uma esquadra policial do distrito da Maianga, por um amigo, a quem estava a dever 120 mil kwanzas, dinheiro que o queixoso decidiu recuperar com a intervenção policial, apresentando uma queixa por burla.

Segundo uma fonte do Ministério Público que falou ao Novo Jornal sob anonimato, os dois agentes da Policia Nacional foram constituídos arguidos por terem maltratado a vítima até à morte durante as investigações.

"Eles decidiram fazer justiça pelas próprias mãos", aponta, ressaltando que os acusados optaram por entregar a vítima ao queixoso, depois de verem que a mesma se encontrava em mau estado físico devido aos maus-tratos.

Perante este cenário, o Novo Jornal Online contactou o Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da delegação provincial do Ministério do Interior, intendente Mateus Rodrigues, que confirmou a morte do cidadão e declarou que este assunto já não é da competência da PN por estar sob alçada do ministério Público.

"Eles foram detidos desde que tomámos conhecimento da ocorrência. O caso já foi entregue ao MP para dar seguimento a este processo", explicou.

O director de comunicação disse ainda que se o MP tiver todas as provas concluídas, os dois agentes vão ser penalizados de acordo com a lei militar.

"Não é ainda uma certeza que eles sejam os culpados pela morte deste cidadão. Presume-se que a vítima tenha sido maltratada fisicamente pelos agentes", revelou, acrescentando que "devido à tortura, o homem acabou por falecer momentos depois".