As análises laboratoriais efectuadas pela Inspecção-Geral da Saúde a um lote de água da marca "Bom Jesus" detectaram amostras impróprias para consumo, pelo que o serviço de apoio do Ministério da Saúde determinou a proibição da sua distribuição e venda, risco que a empresa descarta, garantindo que o produto afectado nunca saiu das suas instalações.

Em causa está o lote 311, que inclui nove paletes de água de 0,33 litros, num total de 1.512 caixas de garrafas.

Segundo o director executivo da empresa, Luís Geraldes, a água imprópria foi isolada da restante produção, porque as primeiras análises realizadas internamente suscitaram dúvidas em relação a um dos parâmetros, levando a firma a solicitar novas análises a outro laboratório.

O procedimento foi classificado pelo responsável como rotineiro e enquadrado no plano de qualidade e controlo da produção. "O protocolo prevê o confronto periódico dos resultados obtidos pelo laboratório interno, com controlo horário das características físico-químicas e organolépticas, e bidiárias, das características microbiológicas com pelo menos um laboratório externo e acreditado para o efeito", explicou o director em declarações à Angop.