Portugal foi o único lusófono no grupo de países de desenvolvimento muito alto, mantendo a posição 40, enquanto o Brasil, considerado país de desenvolvimento alto, caiu um lugar, de 78 para 79.

Angola, Guine"-Bissau e Guine" Equatorial são três dos países que pioraram no ano passado no IDH, ao passo que Cabo Verde e São Tome" e Príncipe tiveram prestações positivas.

Com uma classificação de 0,574 pontos, o IDH de Angola esta" abaixo da média de 0,634 para os países de desenvolvimento humano médio.

No entanto, quando se desconta ao índice o valor da desigualdade, a classificação cai de 0,574 para 0,392: uma perda de 31,8 por cento, que e" explicada devido a` desigual- dade na distribuição dos índices da dimensão do IDH.

O IDH e" uma medida de desenvolvimento de um país que avalia não só" os aspectos económicos, mas também sociais, como a esperança de vida, acesso ao conhecimento e padrões de vida decente.

Em Angola, a esperança de vida actual e" de 60,8 anos, em média.

O documento revela também que a população tem, em média, 11,8 anos esperados de escolaridade e 5,1 anos médios de escolaridade. O IDH estabelece avaliações de 189 países ou territórios, classificando-os como "muito altos", "altos", "médios" e "baixos".