A "limpeza" decorre no âmbito do processo de registo e actualização de dados dos utilizadores dos serviços das comunicações electrónicas, iniciado em 2014.

A informação foi hoje prestada pelo coordenador da Comissão de Trabalho Interministerial para esse processo, Leonel Augusto.

Na apresentação do balanço das actividades de registo e actualização dos números telefónicos, o também presidente do Conselho de Administração do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) revelou que, desde 2014, foram suspensos mais de 1 milhão de números.

A estes dados junta-se a desactivação de outros 500 mil contactos telefónicos, que não foram registados nas respectivas operadores, processo a iniciar esta quarta-feira, 13.

"Cumpridas todas as fases de actualização de dados dos utentes de serviços das comunicações electrónicas, as operadoras devem, nas próximas 48 horas, suspender os serviços dos restantes utentes que, por razões que desconhecemos, não tenham regularizado a sua situação contratual até ao momento", esclareceu Leonel Augusto.

Segundo o responsável, ao todo o país tem 11.396.238 contactos activos registados, sendo que, nos últimos anos, foram suspensos 1.234.579 números de telefones que não estavam registados.

O PCA do INACOM salvaguardou que todos os utentes cujos serviços forem suspensos, poderão dirigir-se a uma loja do seu operador, para reactivar o serviço, mediante o seu registo.

A Comissão de Trabalho Interministerial para o registo e actualização dos dados dos utentes dos serviços de comunicações electrónicas, criada por Decreto Executivo Conjunto nº 20/14, de 20 de Janeiro, integra o INACOM e os operadores de comunicações electrónicas, bem como os Ministérios do Interior, do Comércio e das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.