Pela primeira vez em 11 anos, Angola integra o top 10 de destinos turísticos do site Globe Spots, ocupando a 5.ª posição da lista.

A escolha do país com uma das viagens a não perder em 2019 é explicada, antes de mais, pela mudança na política de vistos.

Segundo os especialistas, Angola deixou de ter um dos processos de vistos mais difícieis do mundo para conceder vistos electrónicos, alteração que faz com que mereça maior reconhecimento entre viajantes.

O Globe Spots, que se apresenta com um grupo independente de entusiatas de viagens, assinala que embora Luanda seja referenciada como uma das cidades mais caras do mundo, "não é necessariamente cara para turistas", tendo em conta as taxas de câmbio que se aplicam no mercado informal.

Para além dos custos, os especialistas destacam a diversidade das paisagens angolanas, que incluem desde o deserto habitado pelas tribos do Sul, às montanhas e cascatas. No roteiro angolano, o Globe Spots enumera ainda o Mausoléu de Agostinho Neto como um dos pontos a considerar.

O site ressalva porém que, ao contrário do que aconteceu com a política de vistos, as infra-estruturas turísticas não mudaram da noite para o dia.