A informação foi avançada ao Novo Jornal Online por Pedro Lourenço, coordenador da academia de Xadrez "os Tubarõezinhos", ao mesmo tempo que explicava que o projecto xeque-mate tem como objectivo principal "massificar o xadrez nas escolas de Luanda".

"O xadrez, quando introduzido na escola, leva a que muitas crianças desenvolvam os seus modos intelectuais e ajuda no aperfeiçoamento das disciplinas como matemática, línguas, história, estatística e também faz com que elas tenham muita paciência na definição das coisas", explicou Lourenço para justificar a importância deste projecto.

O programa "Xeque-mate, xadrez nas escolas" tem um carácter pedagógico e pretende criar nos alunos "hábitos de pensar a longo prazo, incentivá-los a gostarem da modalidade e a descobrir novos talentos", disse.

Ainda segundo o coordenador da academia "Tubarõezinhos", muitos jovens têm acorrido a academia no sentido de aprenderem a modalidade.

"Actualmente, estamos mais focados no ensinamento das crianças, mas felizmente estamos a ser procurados pelos adultos", acrescentando que também está a ser desenvolvido trabalho nas escolas primárias, secundárias e lares de acolhimento de crianças.

Para massificar a prática deste desporta nas escolas de Luanda, o projecto "xeque-mate, xadrez nas escolas" esta a formar professores para posteriormente insinarem os alunos a praticarem esta modalidade.

O dirigente do projecto criado pelo bicampeão africano Erikson Soares, lembrou ainda a importância deste jogo de tabuleiro enquanto ferramenta para trabalhar o raciocínio e a inteligência das pessoas desde tenra idade.

"As crianças, e mesmo os adultos, estão muito atentas e ocupadas co desportos como o futebol ou o basquetebol, que, sendo desportos saudáveis para o corpo, pouco acrescentam no desenvolvimento das capacidades cerebrais", notou para sublinhar a importância do projecto.