O navio-hospital chinês "Peace Ark" - que desde 2008 já passou por 34 países em missões de assistência médica e humanitária -, chegou ontem, 19, a Luanda, onde deverá permanecer por uma semana, partindo depois para Moçambique e Tanzânia.

A bordo da embarcação, com 178 metros de comprimento e uma área total de 4.000 metros quadrados, estão 115 profissionais de saúde, que dispõem de oito salas para cirurgias e 300 camas para internamento.

Segundo informação oficial distribuída à imprensa na visita ao navio, e citada pela agência Lusa, o navio está igualmente equipado com salas de raios x, uma unidade de cuidados intensivos com 20 camas, salas para exames ginecológicos, serviços dentários e até de medicina tradicional chinesa, além de um helicóptero para evacuação.

Para além da prestação de cuidados médicos a bordo do "Peace Ark", a passagem do navio por Luanda prevê acções conjuntas com a Marinha e médicos angolanos, para troca de experiências.

Refira-se que em apenas cinco anos, entre 2010 e 2015, a embarcação chinesa prestou serviços médicos e de apoio humanitário a 120.000 pessoas, em 29 países, da Ásia, África, Américas e Oceânia.