Ainda segundo o comunicado do BNA, este falso email tem como título "Banco Nacional de Angola, questionário de satisfação" e que tem como finalidade obter de forma fraudulenta informações relevantes, incluindo códigos de contas.

"Trata-se de um procedimento em que, através de um endereço electrónico indicado no anexo, os utilizadores respondem a um questionário por via de um link, criado com a finalidade de apagar e/ou alterar dados de prestadores de serviços financeiros, códigos de contas, coordenadas bancárias, sob pretexto de padronização de requisitos dos sistemas e do ambiente bancário, recomendando o envio do respectivo questionário preenchido, até o dia 25 de Maio", esclarece o BNA.

Face a isto, o BNA aconselha a que "sob nenhuma justificação deve divulgar-se a estranhos, informações ou dados de empresas ou pessoais, contas bancárias ou realização de quaisquer pagamentos".

Ao mesmo tempo, o BNA explica que se houver suspeitas de ter sido apanhado neste esquema de burla, deve-se fazer chegar essa informação "aos órgãos policiais competentes" e contactar ainda o banco comercial ou o Departamento de Supervisão Comportamental do BNA através do correio electrónico reclamaçõ[email protected].

Não é avançada neste comunicado qualquer informação sobre eventuais vítimas deste esquema.