Os juízes do Supremo vão dedicar o dia a ouvir Jorge Gaudens Pontes Sebastião, um dos arguidos do processo que levou aos bancos do tribunal Valter Filipe, José Filomeno dos Santos, filho do antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos, e António Samalia Bule Manuel.

Os arguidos estão implicados na transferência ilegal de 500 milhões de dólares norte-americanos do Banco Nacional de Angola (BNA) para uma conta no Credit Suisse, de Londres, Reino Unido.

A operação ocorreu antes das eleições gerais de 23 de Agosto de 2017 e foi travada pelas autoridades britânicas, que a sinalizaram como suspeita.

A transferência era uma espécie de pagamento avançado para uma empresa criada pelos arguidos a fim de montar uma operação de financiamento para Angola no valor de mais de 30 mil milhões de dólares.

O plano estabelecia a constituição de um suposto Fundo de Investimento Estratégico e na utilização da empresa Mais Financial Services, S.A. como instrumento de actuação.

O julgamento tem 11 declarantes e três testemunhas com destaque para o ex-ministro das Finanças Archer Mangueira e o actual Governador do BNA, José de Lima Massano.