A informação foi avançada ao Novo Jornal por Bartolomeu Luís, tio do médico pediatra, que assegurou que Sílvio Dala teve um ferimento de sete centímetros na cabeça, enfatizando a desconfiança da família sobre as afirmações da PN, que chegou, inclusive, a dizer que a família do malogrado tinha acompanhado a autópsia onde ficara provado que a causa da more foi natural.

"Quando fizeram a abertura na nuca, jorrou muito sangue e um dos nossos familiares que acompanhava a autópsia disse que chamaria um médico especialista que estava lá fora connosco, porque não era especialista para aceitar os esclarecimentos. Não permitiram a entrada do médico e nós não concordamos com os resultados que nos apresentaram", disse o tio de Sílvio Dala, acrescentando que não estão convencidos.

Segundo Bartolomeu Luís, a família já reuniu com a Ordem dos Médicos assim como o Sindicato dos Médicos de Angola para intentar uma acção judicial contra a Polícia Nacional.

"Já reunimos com esses duas instituições e vamos avançar com uma acção judicial contra a PN. Mesmo aquela testemunha que a polícia apresentou como tendo estado com Sílvio Dala na esquadra, nós desconfiamos que é um teatro montado. Porque conforme dizem que foi a queda, não causava um ferimento daquela dimensão. Ele terá levado mesmo uma pancada", referiu.

De acordo com Bartolomeu Luís, muitos de nós já presenciou quedas de pessoas com AVC e nunca ninguém viu tamanho ferimento.

"Sabemos que tudo que fizermos agora não trará Sílvio Dala de volta. Mas queremos que essas praticam acabem de uma fez por todas e que se faça justiça", disse.

O médico pediatra Sílvio Dala foi à enterrar no dia 06, em N'dalatando, onde residia.

Sílvio Dala foi retido na tarde do dia 01, pela Polícia Nacional, por não uso de máscara quando conduzia a sua viatura particular - esta obrigação caiu com o novo decreto Presidencial em vigor desde quarta-feira - e, segundo Waldemar José, porta-voz do Ministério do Interior, a causa da morte ocorreu por causas naturais.

Waldemar José, que citou o médico legista encarregue da autópsia, afirmou que uma doença esteve na base da morte de Sílvio Dala.

O comissário clarificou que, antes de ser levado para o hospital, o médico teve uma queda (resultante de uma doença cardíaca) da qual resultaram escoriações na cabeça, mas tinha vida quando saiu da esquadra em direcção ao Hospital do Prenda.

E informou que a autópsia foi assistida por um membro da família e um procurador do Ministério Público (MP), sendo que o médico legista descartou qualquer possibilidade de as escoriações terem sido a real causa da morte.