Vincent Edouard Hector Mary é residente na província de Luanda e estava em trânsito, proveniente do município de Cambulo, quando acabou detido no município do Lucapa, onde efectuava a compra, de forma clandestina, de diamantes, e com ele foram ainda apreendidos 3.350 dólares, 30 euros e vários equipamentos como balanças, candeeiros, lupas, máquinas calculadoras e pás de recolha de diamantes.

Ao Novo Jornal, o director de comunicação da delegação do Ministério do Interior na Lunda Norte, inspector-chefe Rodrigues Zeca, contou que Vincent Edouard Hector Mary, que efectuava a compra de diamantes clandestinamente, tem a situação migratória regularizada.

"O facto foi descoberto neste domingo, 05 de Julho, pelas forças policiais, durante as acções de fiscalização rotineiras no domínio investigativo. O cidadão foi detido e encaminhado ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) e incorre na prática que configura crime de posse ilícita de minerais estratégicos", disse o porta-voz da MinInt.

Segundo o inspector-chefe, os diamantes e os valores apreendidos serão entregues à Comissão de Arrolamento do Posto Avançado da Operação Transparência, com sede em Malange, para os procedimentos que se impõem.

De recordar que as casas ilegais de compra e venda de diamantes na Lunda-Norte são os principais elementos que fomentam a imigração e o tráfico ilícito do mineral estratégico na província, revelou, no ano passado, o comandante provincial da Polícia Nacional e delegado do Ministério do Interior, comissário Alfredo Quintino "Nilo".

De acordo com o comandante, na província da Lunda-Norte existem grandes focos de garimpo ilegal de diamantes, cuja actividade é estimulada pelos cidadãos nacionais e estrangeiros que colaboram com os proprietários das casas comerciais de compra de diamantes, que por sua vez são os patrocinadores da actividade de extracção ilícita nas reservas do Estado.