"Não estamos a entender porque é que o Comando Geral da Polícia Nacional está a exigir resultados de testes para se ter acesso às suas instalações. Não nos estão a deixar entrar sem teste da covid-19 e dizem ser ordens superiores", contaram sob anonimato os utentes.

Um oficial da PN destacado em Viana, que pretendia fazer chegar um ofício ao Comando Geral da Polícia Nacional, disse que não lhe foi permitida a entrada nas instalações por não apresentar o resultado do teste da Covid-19.

"Tive de fazer a entrega por via de um colega que trabalha aqui. Não me foi permitido entrar mesmo sendo colega por não ter o teste da Covi-19, mas isso é um absurdo", contou o oficial da PN.

Entretanto, um inspector-chefe do Comando Geral da Polícia Nacional em serviço disse que a ordem é extensiva até aos próprios funcionários.

"Temos alguns pessoas em casa, não estão a trabalhar por não terem comprovativo dos testes. São ordens baixadas e apenas temos que as cumprir", disse o inspector-chefe, que não aceitou dar mais pormenores.

Um cidadão, que também preferiu o anonimato, disse ao Novo Jornal que foi ao Comando Geral da Polícia Nacional entregar uma carta ao gabinete do comandante-geral, mas por não ter consigo o resultado do teste da covid-19, não lhe foi permitido entrar.

Sobre o assunto, a directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII) do Comando Geral da PN, subcomissária Engrácia Costa, em declarações ao Novo Jornal, negou estas acusações.

"Não se está a pedir testes de covid-19 no Comando geral nem em nenhuma outra unidade de polícia, não é verdade. Ninguém está proibido de entrar nos comandos por não exibir o resultado do teste do coronavírus", disse a responsável do GCII da Polícia Nacional.