O oficial explicou ao Novo Jornal Online que não há, de momento, qualquer processo de recrutamento de pessoal para ingresso nos quadros da corporação.

"Não vai haver concurso público na PN, é bom que as pessoas entendam que a PN não abriu nenhum concurso público, simplesmente vai receber a partir do mês de Março do ano em curso, na Escola Nacional de Polícia de Ordem Pública, todos os cidadãos que se inscreveram no concurso público de 2014, porque naquela altura o curso não arrancou por falta verbas", afirmou.

O responsável disse ainda que o Comando Geral da Polícia Nacional decidiu arrancar com o 17º curso, em função das verbas disponibilizadas pelo Ministério das Finanças.

"Temos 2.723 elementos inscritos, mas só irão para a escola 601 indivíduos devido à verba disponibilizada pelo Ministério das Finanças", aponta, sublinhando que para o 17º curso só poderá recrutar os cidadãos que já se encontrem inscritos no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE).

"Os candidatos, desde que estejam inscritos no SIGFE e que tenham sido submetidos aos testes de avaliação e aptidão, estarão apurados para frequentar o curso de alistados que terá lugar brevemente".

O responsável reiterou que não é verdade que a Polícia Nacional esteja a admitir pessoal através de concurso público, alertando as pessoas para não caírem na malha de certos "burladores que gostam de receber dinheiro das pessoas, enganando-as e dizendo-lhes que serão inseridos na PN.