O caso, confirmado pelos serviços de saúde provinciais da Huíla, é, para já, único, e foi detectado num homem de 33 anos, natural do município da Chibia, que já se encontra livre de perigo, segundo Fátima Barros, chefe do departamento de Saúde Pública da Huíla.

Inicialmente, este caso gerou desconfiança devido à evolução dos sintomas que não encaixavam cabalmente no diagnóstico inicial que era de febre de Dengue, tendo as autoridades sanitárias feito novas análises em laboratórios especializados, acabando por confirmar as suspeitas de diagnóstico inicial errado.

Este vírus, apesar de provocar uma grave febre hemorrágica, não tem a letalidade do Ébola, por exemplo, que está actualmente a gerar fortes receios na vizinha República Democrática do Congo (RDC), nas províncias do Kivu Norte e Ituri pela dificuldades em controlar uma epidemia que foi inicialmente declarada em 01 de Agosto do ano passado.

Para já, as autoridades sanitárias da Huíla, segundo a Angop, já deram garantias de que foram tomadas todas as medidas protocoladas para conter a doença e impedir o seu alastramento, como é, de imediato obrigatório, proceder ao rastreio dos familiares do indivíduo e todos aqueles que com ele estiveram em contacto.

Sintomas, cuidados e origem

Esta doença é transmitida por insectos, como a carraça, e tem como principais sintomas febres, dores de cabeça e mal-estar de início súbito, dor abdominal progressiva, rigidez da nuca, mudança de humor e agitação seguida de cansaço, sendo este estado pré-hemorrágico.

A este estado segue-se, dias depois, o surgimento de pequenas hemorragias, sendo a primeira fase da doença confinada a um período que vai de três a 12 dias, segundo sites especializados consultados pelo NJONline, com a contagem do tempo a ser imediata após a picada do agente infectante.

Esta é uma doença frequente em África, Médio Oriente e ainda em algumas partes da Europa, afectando mais pastores, trabalhadores de matadouros, veterinários e pessoas que tenham contacto regular com animais que sejam portadores naturais de carraças, podendo ainda ser transmitida através do contacto com o sangue e excrescências de indivíduos contaminados.

A procura de tratamento medico eficaz é recomendado em todas as situações que tenham os sintomas citados em cima, mesmo que as pessoas pensem que se trata de malária ou dengue, porque alguns dos sintomas são semelhantes.