A decisão é justificada por se ter "constatado um aumento de contágio do coronavírus na região norte de Portugal", segundo um comunicado enviado às redacções em que a TAAG acrescenta que os passageiros com bilhetes adquiridos de e para o Porto deverão contactar as lojas, o 'call-center' e agentes de viagens.

"Os restantes voos não ficam afectados por esta medida de precaução e as operações áreas decorrem sem sobressaltos", expõe ainda a companhia.

Portugal tem 112 casos confirmados, dos quais 53 (o maior número) na região norte do país. A Grande Lisboa tem 46 registos de infecção por coronavírus, enquanto a região centro e o Algarve têm seis casos, cada.

Angola não tem nenhum caso registado de novo coronavírus.

São 11 os países africanos - sete dos quais na África subsaariana - que registam casos declarados da doença - África do Sul, Argélia, Burkina Faso, Camarões, Egipto, Marrocos, Nigéria, República Democrática do Congo, Senegal, Tunísia e Togo.

A maioria dos casos registados concentra-se no Egipto.

No resto do mundo, depois da China, onde a epidemia teve início, em Dezembro, na cidade de Wuhan, é em Itália que o problema é mais agudo, com o maior crescimento no número de casos e de fatalidades. O número de infectados em todo o mundo ultrapassou as 131 mil pessoas e o número de mortes já ultrapassa as 5.000.