A denominada Unidade de Crimes Ambientais, segundo disse Paula Francisco, vai funcionar em estreita ligação com a Procuradoria-Geral da República (PGR), através de uma procuradora-adjunta da PGR colocada no Ministério do Ambiente, encontrando-se esta já a exercer funções.

O julgamento sumário implica a junção dos procedimentos inseridos no julgamento ordinário numa única sessão, permitindo isso resumir todo o processo condenatório sem abdicar da apresentação de provas, sendo, por norma, exigida a ocorrência de um crime detectado em flagrante.

Este anúncio de Paula Francisco foi feito em Malanje, província onde se situa o Parque Nacional da Cagandala, um dos últimos redutos da Palanca Negra Gigante, e onde, adiantou a ministra, citada pelo JA, só em 2017 foram encontradas mais de 600 armadilhas para animais.

Paula Francisco aproveitou para relembrar que os 630 km"s2 deste parque vão passar a ser patrulhados por mais fiscais do ambiente e guardas da natureza.

Terá ainda lugar uma campanha alargada de sensibilização junto das populações sobre a ilegalidade que é a venda de animais selvagens junto das estradas nacionais.