O NJOnline percorreu a via e verificou que o trabalho feito no princípio desde ano, pelo GPL, serviu apenas para remediar os problemas durante a época seca.

Para agravar a situação, quem pretender atravessar a via de um ponto ao outro tem necessariamente que calçar sacos de plástico ou ser transportado em carros de mão, pagando 50 kwanzas pela travessia ou pelos sacos.

Com este tempo chuvoso, as águas e os buracos inviabilizam o trânsito, e as viaturas, sobretudo os camiões contentorizados, são impossibilitados de deixar as mercadorias aos comerciantes, numa zona que é fortemente comercial.

"Quando chove, os clientes têm dificuldade de chegar aos armazéns para fazer compras. E as pessoas não conseguem circular à vontade, aqui só mesmo Deus", disse um comerciante estrangeiro que não quis ser identificado, acrescentando que tem vendido menos em época chuvosa.

Ao NJOnline, automobilistas e moradores disseram que a pior época para fazer este trajecto é mesmo a chuvosa, devido às grandes dificuldades que enfrentam.

"Os transeuntes têm muita dificuldade de apanhar táxi. Os taxistas fogem para evitarem partir as viaturas, e quem sofre somos nós, os cidadãos".

Marcos André, morador na via há 17 anos, contou que a estrada do Calemba 2 já sofreu várias reabilitações, mas lamentou o facto que nunca terem melhorado a qualidade da obra.

"Assim, o nosso sono já terminou, é somente sofrimento atrás de sofrimento. Quando chove passamos mal, porque os carros estragam-se e ficamos com os corações nas mãos porque já sabemos que vamos sofrer", realçou Felisberto Zambi, outro morador.

A chuva desta madrugado já provocou vários buracos, água estagnada e lama, principalmente, na área da rotunda do Camama 2, onde já não existe asfalto há vários anos.

De recordar que, em Julho último, uma delegação do Ministério da Construção, GPL e INEA visitou a estrada da Camama- Calemba 2.

Na ocasião, o governador provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova, acompanhado do secretário de Estado da Construção, Molares de Abril, abordaram no local os vários pontos que carecem de intervenção urgente para solucionar o problema de circulação naquele troço, que liga os municípios do Kilamba-Kiaxi, Viana e Belas.

Os governantes fizeram uma análise do projecto de intervenção naquele troço, bem como dos eventuais constrangimentos e impacto da obra, incluindo as alternativas para que tudo decorresse como previsto.

Segundo os habitantes e automobilistas, desde que o governador de Luanda visitou o local, nada ainda foi feito para o melhoramento da via.