Para o também jurista Diógenes de Oliveira, os angolanos está cada vez mais preocupado com a segurança alimentar, pelo que é tempo de o país ter a preocupação de dar mais e melhor informação aos consumidores e praticar um maior controle dos alimentos que são colocados à disposição nos mercados.

Segundo o responsável, os consumidores esperam também transparência das empresas e informações claras e detalhadas sobre produtos, colaborando para que possam fazer escolhas mais conscientes.

"Nas principais cidades estamos preocupados com o manuseamento incorrecto de produtos perecíveis nas lojas, cantinas e mercados. Estas práticas podem influenciar no surgimento de patologias aos consumidores. Por isso, vamos travar uma guerra neste sentido", prometeu, denunciando que estes produtos são comercializados ao lado do lixo e os agentes comerciais ou vendedores não usam luvas.

"O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor vai dar primazia às acções de formação dos consumidores, com vista a incutir maior cultura de denúncia das práticas lesivas dos fornecedores /produtor. Vamos trabalhar com os comerciantes sensibilizá-los para cumprirem as regras vigentes no país no que diz respeito ao consumo dos alimentos", disse ao NJOnline o novo director-geral.

"Durante a minha administração, estarei mais atento com a falta de qualidade de muitos alimentos, a má qualidade das obras, dos medicamentos (...) e a deficiência no fornecimento de luz e água e transportes", apontou.
Garantiu que as situações de incumprimento da lei, mormente tratarndo-se de actos gravosos, que lesem a vida humana, serão levados a tribunal.

O secretário de Estado do Comércio, Amadeu de Jesus Alves Leitão Nunes, que empossou o novo secretário-geral do INADC exigiu trabalho e profissionalismo, tendo em vista os futuros desafios.

O novo director geral do INADEC é autor de duas obras didácticas nomeadamente "Direito no consumo: Consumidor atento às ilicitude dos fornecedores" e "Guia Prático do Consumidor - para uso em Angola e restantes PALOP", cuja primeira fora publicada em 2015 e a segunda em 2018.