"No final do encontro, a Comissão Multissetorial concluiu que existem as condições para serem lançados em breve os concursos públicos para a transformação do Antigo Edifício da Assembleia Nacional, da Requalificação das Instalações da Ex-Tourada e do Cine Nacional", lê-se no comunicado.

No encontro de hoje participaram também os ministros da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, e do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, os secretários de Estado da Cultura e das Obras Públicas, e o Governador da Província de Luanda para as Infraestruturas, refere o documento.

O processo ficará, a partir de hoje, entregue apenas ao Ministério da Construção e Obras Públicas.

A comissão, criada por decreto presidencial a 15 de Março deste ano, e coordenada pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, tinha como atribuições concluir a elaboração dos estudos técnicos e dos projectos executivos relativos à transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro, preparar e realizar o concurso público para a elaboração de estudos técnicos e do projecto executivo relativo à transformação das instalações da Tourada e envolvente, e do Cine Nacional em infraestruturas de interesse cultural.

Propor modelos de gestão e funcionamento, bem como preparar os elementos dos concursos públicos para a escolha dos organismos competentes para a administração dos referidos empreendimentos, constavam também das atribuições da mesma.

A comissão surgiu da necessidade de se atribuir uma utilidade de natureza social e cultural ao antigo edifício da Assembleia Nacional e às instalações da Tourada, e do Cine Nacional em Luanda, visando o melhor aproveitamento da sua componente arquitectónica e histórica.

Resultou ainda da aprovação, em Conselho de Ministros, da proposta de transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro.

A recuperação destes edifícios pode demonstrar, segundo uma fonte ligada à cultura angolana, um novo olhar sobre a importância de preservar a história do país, em contraste com aquilo que foi feito ao longo dos últimos anos, em que a prioridade foi demolir edifícios históricos para "encher a cidade de espelhos gigantes e de mau gosto" que denotam apenas uma "falsa modernidade".

Exemplos disso mesmo foram, adiantou a mesma fonte, o Mercado do Kinaxixi, cuja importância arquitectónica era evidente, ou os cinemas São Paulo, Ngola ou Miramar, entre outros exemplos de destruição de património irrecuperável espalhados pela cidade de Luanda.

A antiga Assembleia Nacional, na AV. 1º Congresso do MPLA, a Tourada, na Calemba, uma praça de touradas cuja construção foi interrompida pela independência nacional e, entretanto, ocupada por dezenas de famílias, e o do Cine-teatro Nacional, na Mutamba, são, nota esta mesma fonte, uma, mesmo que importante, pequena parte do muito que há para fazer nesta área.