Através do despacho 121/18, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a abertura de seis concursos públicos nas províncias de Luanda, Cabinda, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, de acordo com as prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

O despacho presidencial prevê ainda a reabilitação do bloco operatório do hospital do Prenda, em Luanda, com um custo aproximado de 3.9 milhões de kwanzas, e do hospital do Dundo, no Kwanza Norte, calculado em 4.2 milhões de kwanzas.

O investimento total, de 68.342.595.912 kwanzas, abrange também a contratação dos serviços de fiscalização das empreitadas.

Em 12 de Maio, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, indicou que um novo hospital para o tratamento de queimados seria construído "em breve" em Luanda.

A ministra acompanhava o Presidente da República (PR) numa visita a algumas unidades hospitalares de Luanda, em que o PR deixou clara a intenção de melhorar os serviços prestados na área da pediatria, queimados e oncologia e ouviu dos responsáveis a descrição das principais necessidades e a lista dos investimentos mais urgentes.

Em Junho, autoridades de província do Kwanza Sul alertaram para o avançado estado de degradação de dois hospitais locais, sendo um deles o hospital municipal de Porto Amboim.

Na altura, o governador da província, Eusébio de Brito Teixeira, apelou à construção de "estruturas novas para o bem dos pacientes e funcionários" do hospital, que está incluído no Programa de Investimentos Públicos (PIP) do Ministério da Saúde desde 2013.

Brito Teixeira disse que reparar já não era solução para o hospital.

"Já não sabemos mais como falar, infelizmente pagamos tudo, paga o Governo, paga o governador, enfim, porque a reparação não é solução. Porque remendar aqui e acolá uma calça velha, que depois acaba por rasgar", salientou, em Junho, citado pela Lusa.