De acordo com o porta-voz do SIC-Luanda, superintendente Fernando de Carvalho, o Serviço de Investigação Criminal de Luanda, no âmbito do combate à criminalidade violenta, realizou varias acções operativas que resultaram no esclarecimento de 63 crimes de diversa natureza, e na detenção de 85 cidadãos suspeitos.

"O destaque recai para o desmantelamento de uma associação de malfeitores compostos por quatro elementos, sendo um de nacionalidade chinesa e três angolanos, com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos, que estão envolvidos na prática do crime de lenocínio de menores", disse o oficial em declarações ao NJOnline.

O responsável pela comunicação do SIC-Luanda fez saber ainda que o cidadão chinês possui um estaleiro privado no Distrito Urbano do Rangel, bairro da Precol, na zona dos CTT.

"Aproveitou-se da situação de especial vulnerabilidade das vítimas, que provêm de famílias com graves carências sócio-económicas, para explorá-las sexualmente, recorrendo à violência física e psíquica para as obrigar à prática da prostituição a troco de valores", relatou, acrescentando que as menores estão com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos.

"Do contacto mantido com as menores foi possível apurar-se que para a prática sexual eram aliciadas com a quantia de mil Kwanzas", aponta, salientando que as adolescentes foram notificadas e submetidas a exames de ginecologia e genéticos no Laboratório Central de Criminalidade.