Os dois suspeitos da morte da idosa foram, por determinação do magistrado do Ministério Público (MP) junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), colocados em prisão preventiva.

Os arguidos, 22 e 56 anos, segundo consta nos autos, depararam-se com a idosa de 110 anos, em plena via pública, e agrediram-na até à morte "porque era feiticeira".

As crenças sobre feitiçaria, que são apontadas em diversos estudos como elementos indicadores de elevado subdesenvolvimento, têm estado na base de centenas de homicídios em Angola nos últimos anos, apanhando nesta triste realidade tanto crianças como idosos, tendo apanhado nesta "rede" esta mulher que em qualquer outro lado do mundo era vista como um monumento vivo e acarinhada pela comunidade.

O director da delegação do Ministério do Interior no Huambo, intendente Martinho Kavita Satito, confirmou igualmente que a Polícia Nacional registou um crime de homicídio doloso em que foi vitima uma anciã, cuja causa de morte terá sido o espancamento a que foi sujeita.

"Registamos um crime de ofensas corporais concorrido com homicídio doloso, por espancamento, por volta das 09:00 deste Domingo. Quando a vítima, identificada por Balbina Chicumbo, foi surpreendida na via pública por dois vizinhos que a agrediram até à morte", avançou o oficial ao NJOnline.

"Eles (os suspeitos) não tiveram compaixão pela anciã. Alegaram em depoimento que são vizinhos da vítima e que cometeram este triste episódio porque a mulher era uma feiticeira", disse.

O NJOnline soube de fonte da PGR-Huambo que os implicados conheceram na manhã de hoje, segunda-feira,19, as medidas de coacção de prisão preventiva e vão responder por crimes de ofensas corporais e homicídio voluntário.