Os alertas de consumo que os internautas angolanos têm partilhado nas redes sociais, sobre arroz alegadamente de plástico e queijo e manteiga que não derretem, foram ontem abordados pelo director nacional de inspecção do Ministério do Comércio, Heleno Antunes.

Segundo o responsável, os mais de 12.500 sacos de arroz da marca Cordão Azul apreendidos pelas autoridades nacionais pertencem a um único importador, estando ainda em curso um rastreio aos revendedores.

"Esse produto foi apreendido de forma temporária, para que o laboratório nacional de controlo de qualidade do Ministério do Comércio possa desenvolver as suas análises e atestar se o produto é próprio ou impróprio para consumo humano", esclareceu Heleno Antunes, citado pela agência Lusa.

Enquanto decorrem as perícias, o director nacional de inspecção do Ministério do Comércio aconselha os cidadãos a não consumirem o arroz.

Já em relação às queixas sobre manteiga e queijo à prova de altas temperaturas, o responsável garantiu que não existem razões para alarme.

"É um queijo diferente, amarelado, semiduro e de consistência firme", mas "não impróprio para consumo como se veicula", declarou Heleno Antunes, acrescentando: "É preciso dizer que se trata de um produto com baixo teor de gordura, por ser queijo de mesa e não de cozinha, que facilmente se derrete quando é usado em omeletes, em hambúrgueres ou outros pratos".

De acordo com o director, "acontece a mesma coisa" em relação a um tipo de manteiga, de marca Mesa. "Também procedemos à apreensão deste produto, trabalhamos com uma grande superfície comercial e elaborou-se os testes todos em laboratório e o produto foi tido como próprio para consumo", asseverou.