Vários moradores e automobilistas disseram ao Novo Jornal Online que mesmo sem chuva a via já é intransitável e causa muitos transtornos.

Grande parte da 5ª Avenida já foi reabilitada e asfaltada, isto é para quem sai do mercado do Asa Branca passando pela estrada do Patrício até à Avenida Ngola kiluanji.

A parte mais crítica do troço da 5ª Avenida é para quem sai da empresa de Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL) passando pelo mercado da BCA até à Avenida Deolinda Rodrigues.

Neste troço registam-se inúmeros acidentes por causa dos buracos, do lixo amontoado e das águas paradas.

Manuel António, residente no bairro da BCA, lamenta a situação lastimável do troço e suplica à administração municipal do Cazenga para que reveja, o mais de pressa possível, esta situação, visto que já estão há três anos a esperar que se façam obras.

"O que nos preocupa agora são as chuvas, porque ainda não começou a chover mas já esta muito mal, imagine quando cair a chuva?", questiona.

Deolinda António, de 49 anos, moradora do bairro Vila Flor, disse ao Novo Jornal Online que durante o mês de Abril houve três óbitos na sua zona onde as pessoas carregaram o cachão na mão e percorrem longa distância até ao carro fúnebre.

"Desde 2006 que vivo aqui, e já vi asfalto, mas há oito anos que o asfalto desapareceu", disse Fernando Monteiro de 62 anos.

Para Teresa Van-Dúnen, a falta de asfalto é preocupante e pede às autoridades para que mude o cenário da 5ª Avenida do Cazenga.

Quanto à conclusão das obras, o administrador municipal do Cazenga, Victor Nataniel Narciso, em declarações ao Novo Jornal Online, afirmou que falta apenas realizar o pagamento de 300 milhões de kwanzas à empresa encarregada da execução de um quilómetro que falta concluir.

"Esse trajecto não é de fácil execução. O problema deste troço é idêntico ao da bacia de retenção da zona do Coelho em Viana, visto que aquela zona recebe muitas águas das chuvas de vários pontos do Cazenga", adiantou.

Este responsável afirmou ainda que para a sua conclusão é necessário estudos aprofundados porque a zona é plana e não tem capacidade de escoamento nem de retenção das águas da chuva.