Segundo testemunhas ouvidas pelo Novo Jornal Online, tudo aconteceu depois de grupo de jovens supostamente marginais agredirem um cidadão que estava ser acusado de ter roubado um computador portátil. A polícia foi chamada ao local para acudir à situação e, quando menos esperava, um dos três agentes efectuou cinco disparos, tendo três atingido a senhora Elisa Kuvulo Mateus, mãe de seis filhos, que se encontrava à porta de casa a comercializar produtos alimentares para o sustento da família.

"A confusão já havia terminado, não vimos motivo para os disparos", contou o filho de Elisa Mateus, de 18 anos.

Augusto José Zua, sobrinho da vítima, contou que os agentes ainda socorreram Elisa Mateus, levando-a ao hospital dos Cajueiro, mas a mesma não resistiu e acabou por falecer durante o caminho.

"Queremos que a polícia assuma as suas responsabilidades, visto que a única pessoa que sustentava a família era ela", contou.

Mateus Rodrigues, porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, em Luanda, disse ao Novo Jornal Online que o agente, afecto à 18 ª esquadra da divisão do Cazenga, já está detido, e que lhe foi instaurado um processo disciplinar nos termos do regulamento em uso na Polícia Nacional.

O Novo Jornal Online soube que a polícia apoiou a família na realização do funeral que se realizou na manhã de hoje, no cemitério da Mulemba, em Luanda.