Esta detenção surge na sequência do cumprimento de um mandado de detenção e condução ao estabelecimento prisional, emitido pelo magistrado do Ministério Público (MP) junto do SIC-Namibe, tendo ainda sido apreendidos materiais usados na prática dos crimes.

A informação foi avançada ao Novo Jornal pelo comandante municipal de Moçâmedes, superintendente-chefe Tomás Carlos Oliveira, que, entretanto, garantiu que o casal foi detido no âmbito de uma operação realizada pela Polícia Nacional e o SIC-Namibe, por via um mandado de detenção e condução ao estabelecimento prisional do Namibe. "Na operação, foram ainda apreendidos diversos materiais e roupas usadas que o casal usava para a consumação de crimes", referiu.

Como noticiou o Novo Jornal, na altura, o crime ocorreu a 11 de Agosto deste ano, quando Patrícia Júlia Caiombe, de 19 anos, foi encontrada à beira da morte no interior de uma sepultura, com sinais de violação sexual, agressões e incisão na garganta.

De acordo com José Lolina, porta-voz do SIC-Namibe, a jovem mulher foi encontrada por volta das 21:00 de terça-feira, 11, no cemitério do Calombiro, por fiéis de uma seita religiosa que imediatamente denunciaram o caso ao SIC.

José Lolina, referiu que a vítima é natural da província do Moxico e residia sozinha na província do Bié, num quarto alugado, tendo-se deslocado até à província do Namibe, ao encontro de uma suposta amiga conhecida por (Lilith), que terá conhecido nas redes sociais e que terá solicitado apoio financeiro porque se encontrava com muitas dívidas na cidade do Cuíto.

"Naquele dia, os nossos efectivos foram chamados ao local do crime. Postos no cemitério, notámos que havia indícios de se tratar de tentativa de homicídio concorrido com violação sexual e agressões físicas", recordou o oficial em declarações ao Novo Jornal.

O responsável pela comunicação do SIC-Namibe referiu ainda que a vítima, confiante da amizade que mantinha com a acusada, viajou do Cuíto ao Namibe, tendo sido recebida pela suposta amiga em companhia de um jovem desconhecido.

"Para tal, pediram-lhe que os acompanhasse até à residência e pelo caminho foi levada ao cemitério do Calombiro onde lhe foi administrada uma droga que a deixou inconsciente. A jovem foi violada sexualmente, espancada, e ficou com os órgãos genitais dilacerados", contou José Lolina, salientando que a vítima sofreu ainda um corte no pescoço na zona da garganta, nos pulsos e outras partes do corpo, tendo sido atirada para uma sepultura.