Em comunicado, a PN refere que, após ter sido detido na fronteira de Massabi, em Cabinda, o homem foi ouvido pelo magistrado do Ministério Público (MP) junto da Polícia Judiciária Militar (PJM), que lhe decretou a prisão preventiva.

Segundo a Polícia Nacional, o homem, de 54 anos, viajava acompanhado de quatro cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, sendo dois senegaleses, um maliano e um tchadiano, tendo o oficial superior das FAA levantado suspeitas quando foi interpelado pelos efectivos da PN, pelo que foi solicitada a colaboração dos efectivos da Polícia Militar (PM) e do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no local.

A corporação destaca que, após uma análise mais detalhada, foram confirmados os indícios de fraude nos documentos do efectivo das Forças Armadas Angolana.

A PN refere também que foi efectuada uma análise sumária ao telemóvel do arguido, tendo vindo a verificar-se alguns dados relacionados com os crimes de auxílio à imigração ilegal e de falsificação de documentos.