O destaque recai para Cazenga, Cacuaco e Viana, depois de, na madrugada de Domingo, 13, ter havido um duplo homicídio no bairro Malueca, no Cazenga, que vitimou os jovens Isaquiel Lupassa, 28 anos, e Luís Evaristo, 18 anos.

A informação foi hoje avançada ao Novo Jornal Online pelo director provincial de operações do Comando Provincial de Luanda da PN, inspector chefe Lázaro Conceição, que sublinhou a importância dos efectivos dos distintos ramos do Ministério do Interior que estarão destacados em toda extensão de Luanda para prevenção e combate à criminalidade.

"O apoio de patrulhamento em Luanda vai ser reforçado não só em Viana, Cacuaco e Cazenga, mais em toda a cidade de Luanda, em função do aumento dos crimes", referiu.

Lázaro Conceição adiantou que os efectivos vão reforçar com "patrulhamento de acordo com analises criminal e pontual para pôr fim ao sentimento de insegurança da população".

"A nossa intenção é fazermos uma análise realística da criminalidade destes bairros e pontualmente reforçarmos o policiamento apeado, motorizado e com veículo automóvel nos locais mais críticos...", acrescentou.

"Também temos o conhecimento de que existem bairros que não são críticos durante 24 horas. Há períodos onde a criminalidade atinge picos, e nesses "times" em que há picos criminais, nos vamos colocar as forças para prevenir e reprimir a criminalidade, no sentido de garantir segurança às populações", explicou.

Lázaro Conceição informou que os efectivos da PIR terminaram já uma formação na especialidade de violência urbana e crime organizado, explicando que "os efectivos distribuídos em várias esquadras e postos policiais da capital, no sentido de manter a ordem e a tranquilidade junto das comunidades, não vão ficar permanentes nos respectivos comandos Municipais e Distritais".

De acordo com o director provincial de operações, os órgãos do Comando Geral têm excesso de pessoal, que apenas efectua trabalho administrativo, e as unidades com mais de 500 efectivos vão dispensar cerca de 40 por cento do seu pessoal para trabalhar nas esquadras e postos policiais a fim de dar suporte nas operações que a Policia Nacional irá desencadear a nível de Luanda.

"Vão ser retirados muitos efectivos dos gabinetes para reforçar as unidades municipais e distritais para, em curto prazo, reduzirmos os crimes nas ruas de Luanda", disse.