Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Malanje, Lindo Ngola, a morte de Adérito Florêncio Tété, que aconteceu dentro da sua própria residência, está a ser considerada como um "homicídio qualificado" praticado por "elementos não identificados".

Lindo Ngola sublinhou que o SIC accionou vários mecanismos e diligências para identificar os autores e saber dos motivos que estiveram na base do crime.

O porta-voz policial precisou que não há sinais de arrombamento nem de furtos na residência, tendo a polícia tomado conhecimento da situação através da denúncia de uma pessoa próxima à vítima, depois de não conseguir contactá-la e de encontrar a sua viatura com as portas abertas e chaves na ignição na via pública.

De acordo com a fonte, cuja identidade não foi revelada, o empresário tinha o telefone desligado e a residência devidamente encerrada, o que causou alguma suspeita, daí ter havido comunicação à polícia, que descobriu o cadáver no interior da casa.

Adérito Florêncio Tété, 85 anos, natural de Trás-os-Montes e residente em Angola há mais de seis décadas - a polícia admite ter dupla nacionalidade, mas ainda não o confirmou -, foi encontrado morto em casa no sábado, com o SIC a admitir, ainda de manhã, poder tratar-se de um assassinato.