Os trabalhadores, que falaram sob anonimato, com medo de represálias, acusam a nova direcção do mercado de estar a substituí-los nas antigas funções por novos funcionários, sem experiência de trabalho.

"Muitos de nós já trabalhamos aqui há 20 anos e ainda não somos efectivos, eles estão a colocar trabalhadores novos como fiscais e seguranças do mercado. Nós que trabalhamos aqui há mais tempo estamos a ficar de fora. Há pessoas que estão a ser colocadas nos serviços de limpeza", contam os funcionários que também se queixam de estar há quatro meses sem salário.

O Novo Jornal Online soube que Administração Municipal de Cacuaco abdicou da gestão do mercado do Kikolo no final do passado mês, passando as responsabilidades ao grupo empresarial Manico & filhos, Lda, que assumiu funções no dia 4 deste mês.

José Bonifácio, novo administrador do Mercado, disse ao Novo Jornal Online que as reivindicações não correspondem à verdade "pois há uma certa frustração por parte dos funcionários antigos que não encaram com bons olhos esta medida".

"Todos os funcionários estão a trabalhar com a nova administração".

Segundo o responsável, dos 146 funcionários que trabalham no mercado, apenas 19 são efectivos, "que foram enquadrados nas categorias de fiscais administrativos".

"Os restantes 127, que não eram efectivos, estão connosco, não expulsámos ninguém", garante.

Mas na antiga direcção eles faziam e desfaziam e havia muita desordem. Agora existem regras e essa é na verdade a grande frustração deles", acrescentou.

O novo administrador do mercado do Kikolo disse ainda que a anterior direcção havia contratado um grupo de jovens da RDC, os "Kaenches", que faziam as cobranças diárias das bancadas com a promessa de garantir a segurança dos vendedores. Isso agora está proibido.

"Esse grupo incomodava as pessoas e colaborava com os marginais. A maior parte não fala português, e, na antiga direcção, eles faziam e desfaziam", disse.

Quanto à questão dos quatro meses de salários em atraso, José Bonifácio garantiu que será resolvida nos próximos dias.

"Essa semana já recebemos a lista de todos os funcionários a quem devemos e serão pagas as dívidas", concluiu.