Como o Novo Jornal Online escreveu no dia 20 de Julho, a generalidade dos postos de identificação de Luanda está a atravessar problemas para a emissão do BI, gerando situações em que as pessoas que precisam do documento com maior urgência passam noites inteiras à porta para garantir um lugar na fila.

Os cidadãos que ontem se manifestaram no SIAC de Talatona, cansados de tanta espera, reclamaram, e, depois de uma conversa com o chefe da repartição, viram emitidos os documentos de identificação de cada um.

Estas demoras repetem-se desde meados de 2016 e a razão para isso, como admitiu ao Novo Jornal Online uma fonte administrativa que pediu o anonimato, é a falta generalizada dos plásticos onde são impressos os elementos de identificação dos cidadãos, o que tem provocado inúmeros transtornos a quem tem de esperar tanto tempo.

É o caso de José Manuel que, durante todo este período, teve muitas dificuldades financeiras devido à falta do seu bilhete de identidade: "Não tinha como levantar dinheiro do banco, estava a viver momentos muito difíceis. Fiquei sete meses à espera do BI. Eles diziam-me que existem muitas falhas no sistema e que teria de aguardar mais algum tempo".

O jovem sublinhou ainda que cinco meses depois de ter requerido o BI, os funcionários alegavam que não havia condições para a entrega do documento: "Depois disseram-me que não podem entregar os documentos de identificação sem ordens do Ministério Da Justiça".