A fraca participação de angolanos no processo de recrutamento em curso na SADC levou o país a estender a aceitação de candidaturas, confirmou ao NJOnline fonte do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

Segundo a mesma fonte, a extensão do prazo foi confirmada ontem, 18, num encontro com a representante de Angola na SADC, que é também embaixadora no Botsuana, país onde está situada a sede do Secretariado da comunidade.

Instatisfeita com o nível de presença dos cidadãos angolanos nas estruturas da organização, a responsável exorta os quadros nacionais a concorrerem às 50 vagas disponíveis no Secretariado da organização.

"É urgente que os angolanos se inscrevam, e se for em massa melhor ", disse a diplomata nesse encontro no MIREX.

De acordo com a infomação divulgada pela SADC, desses 50 lugares, os angolanos apenas não se podem candidatar à posição de director, por o país já estar representado no órgão a esse nível.

As vagas acessíveis aos quadros nacionais, que incluem posições como a de assessor jurídico sénior ou técnico superior de pesquisa e estatística, podem ser consultados no site da comunidade, bem como os requisitos para as candidaturas.

Para mais informações entre aqui e navegue até ao final da página, onde tem links para informações em português.

Embora o MIREX não especifique até quando dura a extensão do prazo, a remessa de candidaturas para o secretariado da SADC decorre até 8 de Julho.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral integra, para além de Angola, a África do Sul, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

"Tem como objectivo promover a cooperação nas áreas económica, social, política e da segurança entre os respectivos Estados-Membros, assim como incentivar a integração regional com vista ao alcance da paz, estabilidade e produzir riqueza", descreve a própria organização, que, com os seus 15 membros reúne 327 milhões de habitantes e um PIB de 600 mil milhões de dólares (dados de 2016).