O crime, que culminou com a detenção do agente da Polícia Nacional, remonta a 29 de Agosto, após uma tentativa de assalto falhada na rua Major Kanhangulo, Distrito Urbano das Ingombotas, na baixa de Luanda.

O acusado usava uma arma de fogo da corporação para praticar os assaltos e tinha preferencialmente como alvos cidadãos estrangeiros.

O NJOnline soube de fonte do SIC que o suspeito é reincidente na prática de roubos e assaltos à mão armada e foi colocado na Polícia Nacional por intermédio do comissário Francisco Massota, de forma "fraudulenta", sem ter passado por concurso público no Comando Geral da Polícia Nacional.

Ao NJOnline, o superintende-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC-Luanda, disse que o suspeito foi detido no âmbito do plano operativo estratégico de combate aos crimes considerados violentos, desencadeado pelo SIC em coordenação com a Polícia Nacional.

"Ele (o agente da PN), na condição de desertor, foi detido por ter tentado roubar cinco telemóveis, sendo três de Samsung Galaxy e dois de marca Iphone X-Max, todos selados e avaliados em mais de dois milhões de Kwanzas", disse o oficial em declarações ao NJOnline.

Fernando de Carvalho disse ainda que a vítima do assalto, que culminou com a detenção do efectivo da Polícia Nacional, foi um cidadão de nacionalidade serra-leonesa.

"Cerca das 9:00 da manhã do dia 29 de Agosto a vítima recebeu um telefonema do acusado, alegando que estava em companhia de quatro cidadãos libaneses que precisavam comprar telemóveis topo de gama", conta, descrevendo que a vítima pediu ao acusado que comparecesse ao encontro às 12:00 do mesmo dia, na sua loja localizada no bairro Mártires do Kifangondo, na rua 13.

"O homem apareceu a bordo de uma viatura de marca Toyota Land Cruiser, modelo VXR, de cor preta, que havia sido emprestada por um amigo. O assaltante alegou que os compradores iriam pagar com cartão multicaixa", afirmou.

O responsável revelou que a vítima e o assaltante seguiram até à rua Major Kanhangulo.

"Onde parou a viatura, simulando estar a falar com os ditos libaneses acerca da compra, desceu da viatura e entrou num edifício regressando minutos depois, subiu novamente para viatura e perguntou à vítima se se tinha sentado por cima de um documento. Tão logo efectou a pergunta, pegou na arma e anunciou o assalto, e, sob ameaça de morte, orientou que lhe fossem entregues os telemóveis", explicou.

"O cidadão estrangeiro, em reacção, pegou na mão do assaltante na tentativa de desarmá-lo, o assaltante fez três disparos, tendo um deles atingido a palma da mão da vítima, que, em acto contínuo, resistiu, amarrando o meliante com o cinto de segurança no pescoço, o que permitiu desarmá-lo. Com o apoio da população foi possível realizar a sua detenção", descreveu.

O oficial acrescentou também que após investigações levadas a cabo em torno das imagens ocorridas nas redes sociais, sobre o assalto na rua Major Kanhangulo, foi possível o reconhecimento do indivíduo.

"Foi ainda possível o reconhecimento do acusado como o autor do roubo qualificado ocorrido no dia 28 mês passado, na Boutique denominada YARESSI, no município do Kilamba Kiaxi, Distrito Urbano do Golf, onde, sob ameaça de morte com recurso a arma de fogo do tipo Jericho, roubou diversas peças de roupa e calçado", atestou.