No País há 49 mil adolescentes e jovens entre os 15 e os 24 anos que vivem com HIV, afirmou António Coelho ao Novo Jornal, e, desses, 37 mil são do sexo feminino. As mulheres são, aliás, as principais vítimas do HIV-SIDA: existem 210 mil infectadas, das quais apenas menos de 55 mil fazem terapia retroviral.

A taxa de abandono dos tratamentos também é altíssima, revelou António Coelho, que calcula que a percentagem ronde os 54%, ou seja, "em cada 100 pessoas que no princípio do ano entram para o tratamento, no final do ano 54 desistiram".

O secretário da ANASO mostrou-se ainda preocupado com as cerca de 31 mil crianças que padecem de SIDA no País, sobretudo quando apenas cinco mil têm acesso a tratamento. Mas as vítimas da SIDA não são apenas os que contraem a doença. No País há 176 mil crianças órfãs devido ao HIV.

Para o responsável da ANASO, é preciso "um sistema de informação em saúde que funcione porque os dados não são credíveis".

"A radiografia que temos vindo a fazer não é a mais real, é a possível, porque quando nós vamos às comunidades damos conta de que a situação é muito mais complicada do que os números oficiais indicam", declarou.

De acordo com os números oficiais, estima-se que 2% da população de Luanda (cerca de 160 mil pessoas) esteja infectada com o vírus da SIDA. No Cunene, província que surge em segundo lugar na lista de infecções, calcula-se que a doença atinja 6% da população local.

As Lundas registam 5% dos casos e o Kwanza Norte é a quarta província mais infectada pelo HIV, com 3% de casos.