Tchizé dos Santos, que recentemente acusou o Presidente João Lourenço de perseguição pública, partilhou um vídeo na sua página no Facebook - entretanto eliminado do seu mural mas disponível nas várias páginas onde foi partilhado - para dar conta de um "ataque" patrocinado.

"Vejam como andam a boicotar a minha página", introduz o vídeo partilhado no Facebook, no qual a deputada exibe as reacções a um dos posts que publicou nesta rede social.

Segundo se vê na imagem, no momento em que a gravação foi efectuada, a publicação em causa contava com 467 "reacções": um "gosto" da própria Tchizé, outro de um utilizador apresentado como Bantu Filho de Ngola e mais 465 de outras pessoas.

Para demonstrar que andam a boicotar a sua página, a deputada põe e tira o seu "gosto", movimento que, conforme se vê na imagem, é contabilizado pelo Facebook, mas não de forma quantitativa como parece que Tchizé esperaria.

Ou seja: em vez de as reacções contabilizadas pela rede social irem oscilando entre 465 e 466, consoante a empresária tira ou põe o seu "gosto", essa variação é contabilizada pela palavra "Tu", que aparece ou desaparece em função dos cliques efectuados.

O pormenor parece contudo ter passado despercebido à deputada. "Eu ponho gosto, 465 gostos, tiro o gosto, 465 gostos", diz Tchizé no vídeo, ignorando o facto de o "Tu" entrar e sair à velocidade desse gesto.

"É assim que se censura, é assim que se boicota. É isto que faz a inveja", declara Tchizé dos Santos, que termina o vídeo com uma pergunta.

"Quem será que está a patrocinar o boicote à minha página Facebook?".

Na resposta, vários internautas sugeriram à deputada um curso básico de utilização do Facebook.