De acordo com uma nota de imprensa, a primeira fase de inscrições decorre entre 14 de Junho e 4 de Julho, para candidatos a licenciatura, com 24 bolsas, e entre 5 de Julho e 12 de Setembro, para candidatos a mestrado, com as restantes 24.

De acordo com o documento, estas bolsas de estudo destinam-se a reforçar competências nos sectores culturais dos seis países do projecto, nas áreas da música e das artes cénicas.

O programa visa contribuir para a criação de emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos Palop e Timor-Leste, entre 2019 e 2023, com um orçamento de 19 milhões de euros.

Esta acção é enquadrada pelos princípios do Consenso Europeu em matéria de desenvolvimento (O Nosso Mundo, a Nossa Dignidade, o Nosso Futuro), nomeadamente, pelo reconhecimento de que a cultura favorece a inclusão social, a liberdade de expressão, a formação da identidade, o empoderamento civil e a prevenção de conflitos e pela intenção da UE e dos seus Estados membros de fomentar a economia e as políticas culturais quando estas contribuam para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Os interessados deverão consultar o regulamento e os formulários de candidatura em https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo.