A informação foi hoje avançada ao NJOnline pelo comandante da Polícia Fiscal no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, superintendente-chefe Emílio Kizua, que afirmou que a detenção do suspeito ocorreu no quadro do controlo de passageiros antes do embarque.

"No acto do controlo dos passageiros foi possível notar na área de contentorização quatro malas, com objectos estranhos, e isso chamou a atenção da equipa de serviço e levou-nos a fazer uma vistoria profunda", disse, acrescentando que durante a vistoria foram descobertos valores em dólares que estavam escondidos em tubos.

"Ele (o suspeito) disse ser de nacionalidade vietnamita e estava a levar o dinheiro para o Dubai. O homem alegou ser comerciante e entendeu arriscar levar o dinheiro naquelas condições, o que constitui transgressão cambial", afirmou, salientando que o Serviço de Investigação Criminal (SIC) foi accionado e durante a vistoria foram encontrados na mala "carnes e mariscos que o individuo terá usado para esconder os valores".

Questionado pelo NJOnline sobre o destino a dar aos valores apreendidos no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o responsável disse que a regra nestes casos é fazer o depósito do dinheiro nos bancos de Poupança e Credito (BPC) e Comércio e Indústria (BCI), na conta à ordem do Banco Nacional de Angola (BNA).

"Durante este período esta é a soma mais avultada que foi apreendida. E, quando os órgãos competentes aqui na fronteira fazem apreensão de valores monetários, devem fazer imediatamente o depósito desse dinheiro ou no BPC ou no BCI, na conta à ordem do Banco Nacional de Angola".

O responsável esclareceu que o detido está em posse do Serviço de Investigação Criminal (SIC-Geral) para outras averiguações.

"O cidadão em causa disse que faz comércio de roupa e de electrodomésticos e foi encaminhando para o SIC-Geral. O caso ainda está sob investigação, mas nos próximos dias poderá haver mais dados, porque não posso revelar se o dinheiro é desviado ou não, por exemplo", esclareceu, acrescentando que existe a suspeita de haver varias possibilidades de existirem certos elementos que ajudaram o homem a chegar até ao aeroporto com estes valores.

"Até agora o vietnamita apresenta-se isolado, é provável que tenha tido pessoas que o ajudaram a chegar até aqui, mas, reitero: não posso avançar com mais pormenores sobre este caso, vamos deixar a investigação criminal trabalhar", finalizou.