O serviço "Toques de Espera", disponibilizado pela empresa de telefonia móvel UNITEL há 11 anos, e que conta com mais de 4 milhões de usuários activos, vai beneficiar músicos nacionais com 150 mil kwanzas por mês e um prémio que pode chegar aos 800 mil Kz. A informação foi avançada pela empresa, esta semana, em comunicado enviado à nossa redacção.

De acordo com o documento, a empresa decidiu aumentar, neste mês, em 50% a partilha de receita do serviço "Toques de Espera" com os Provedores de Conteúdos, chamados Content Providers (empresas que detêm contratos com artistas), e artistas nacionais, explicando que a medida é um reconhecimento da importância da classe artística para o desenvolvimento da sociedade e um suporte face à difícil situação que se vive devido à Covid-19.

"Deste modo, a título de exemplo, os artistas que recebiam 100 mil Kwanzas mensais pelas suas músicas nos "Toques de Espera irão agora receber 150 mil Kz. O "Toques de Espera" é um serviço que permite personalizar e escolher a música para substituir o tom de chamada, enquanto se aguarda que se atenda o telemóvel", lê-se.

Sem avançar o valor arrecadado mensalmente com o serviço, a UNITEL fez saber que parte do valor cobrado é entregue aos artistas. Durante o período mais conturbado da Covid-19, refere o comunicado, "foi possível verificar que este foi o único rendimento de muitos músicos, quando se viram impedidos de realizar eventos".

Um outro serviço levado a cabo pela empresa é o "Top Mensal", que premia, mensalmente, os três artistas que mais crescem na plataforma com um valor de 800.000 Kwanzas.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)