O ingresso para o espectáculo teatral Sambita: A Ópera, da Companhia de Teatro Harmonia, cuja estreia está agendada para 02 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas (CCB), está a ser comercializado por 60 mil kwanzas. O valor, segundo cálculos do Novo Jornal, é 30 vezes o preço médio praticado no mercado: 2.000 Kz. Noutras palavras, só a título de exemplo, caso o espectáculo venha a lotar o auditório principal do CCB, que comporta três mil lugares, a Companhia poderá facturar cerca de 180 milhões Kz numa noite, ou, pelo menos, metade deste valor (90 milhões), tendo em conta os limites impostos pelas autoridades, devido à pandemia da Covid-19.

O valor em causa (60 mil Kz), apurou o NJ, é ainda superior a dois salários mínimos nacionais.

Em Luanda, os preços praticados pelos principais grupos teatrais, conforme pesquisas, variam entre mil e 3000 Kz, sendo 2.000 Kz o médio. Porém, há espectáculos cujos ingressos chegam a custar um pouco mais do que os valores em referências, dificilmente ultrapassando os 25 mil Kz (salvo raras excepções).

Contactado por este semanário, Tuzeny Zangui, directora de produção da companhia, confirmou o preço do ingresso e justificou que o mesmo deve-se ao custo de produção.

"É uma obra com um custo de produção elevado. Este preço [60 mil kwanzas] não é o equivalente a uma ópera, porque uma ópera não custa menos de 300 dólares. É um preço ajustado às dificuldades do mercado angolano", explicou.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)