A jornalista e pesquisadora angolana Sandra Elisabeth Quiala, popularmente conhecida como "Mwana Afrika", vai estrear-se na literatura com uma colectânea de livros denominada "Por Exemplo", cuja primeira obra, com o título de capa "Por Exemplo - o que a história ainda não contou", será apresentada no próximo dia 09 de Abril, em Lisboa (Portugal). O livro, segundo a sinopse, "reflecte sobre uma África, ou melhor, várias Áfricas como tesouro(s), que o mundo precisa "redescobrir".

Segundo a apresentadora, à semelhança do magazine "Mwana Afrika - Oficina Cultural", programa que apresentou durante o período em que esteve ao serviço da RTP - África e da Televisão Pública de Angola (TPA), a obra dá continuidade, mesmo sem o poder do vídeo, ao seu meritório esforço de divulgação da alma africana.

"Ao abrirmos este livro, "Por Exemplo - o que a História ainda não contou", entramos num vasto repositório da Cultura, Ciência, Etnografia, Filosofia, Artes, Tradições e Figuras Históricas do Continente-Berço da Humanidade e, tal como entrámos, fechamos a última página, deslumbrados com tamanha profusão de informação compendiada numa pequena brochura", escreve o escritor José Luís Mendonça, no prefácio.

A autora sublinha que os valores arrecadados com a venda do livro serão canalizados para a impressão de mais cópias para a distribuição gratuita nas várias escolas e bibliotecas por Angola.

"Queremos que as empresas e outras instituições se juntem a nós, para juntos concretizarmos o plano de distribuição gratuita desta série de livros de grande impacto social, cultural e académico, podendo, assim, adicionar um pedaço importante ao puzzle do desenvolvimento africano", explicou Mwana Afrika.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)