"Henrique Abranches: Um Traço Angolano" é o título de uma grande exposição de banda desenhada a ocorrer no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, durante três meses, entre os dias 18 de Outubro deste ano e 30 de Janeiro de 2022, que vai homenagear o escritor, desenhador, pintor, antropólogo e arqueólogo, considerado "Pai da Banda Desenhada em Angola".

A exposição, promovida pelo Goethe-Institut, representante cultural da República Federal da Alemanha em Angola, em parceria com o MAAN e o Estúdio Olindomar, será acompanhada por uma publicação com um texto introdutivo escrito por Pepetela e por obras e fotografias do desenhador. Os visitantes à exposição, cuja entrada será gratuita, poderão, igualmente, visualizar um novo documentário com entrevistas de amigos e alunos de Henrique Abranches.

De acordo com a organização, no evento, vão ser, igualmente, apresentados os resultados de uma oficina de banda desenhada intitulada "Como seria uma África nunca colonizada?", promovida pelo Goethe-Institut, no âmbito da AfriComics, um projecto regional da referida instituição, no qual participarão mais de 20 jovens artistas que almejam seguir carreira profissional em banda desenhada.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)