"Como cidadão, não gostei [dos resultados eleitorais], fiquei chateado...porque as coisas não foram resolvidas como deveriam. Não tomaram o povo em consideração. O voto é importante e ninguém tem de ludibriar a votação do povo". Foi assim que o conceituado músico e compositor angolano Barceló de Carvalho "Bonga" reagiu aos resultados definitivos apresentados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) durante a entrevista exclusiva que concedeu, esta semana, ao Novo Jornal.

O artista, que completou 80 anos de idade e 50 de carreira, diz não ter dúvidas de que "o povo votou" na alternância, por isso reprova os resultados definitivos anunciados pelo plenário da CNE, que atribuem vitória ao MPLA, com 51,17% dos votos. "Tem de haver mais respeito, mais coerência e mais democracia. Mas, infelizmente, o povo não é tido nem achado, razão pela qual continua a ter grandes desgraças como fome, doenças, falta de escolaridade, o que é muito triste, uma vez que Angola é um País rico".

Bonga, que publicamente manifestou o seu voto à UNITA, recorreu à história recente de Angola para justificar a sua descrença aos resultados eleitorais: "Este tipo de comportamento, a falsidade, não é de hoje. Temos ainda uma grande oportunidade de mostrar que somos pessoas civilizadas, com amor pátrio e com determinação".

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/