Sob o lema Danificando seriamente a ignorância, um grupo de jovens do bairro Marçal, em Luanda, criou, há cerca de quatro meses, uma biblioteca comunitária que contém, actualmente, aproximadamente 250 livros.

A funcionar apenas às sextas-feiras e aos sábados, das 14h00 às 17h00, a biblioteca teve "um início difícil", como recorda, em declarações ao Novo Jornal, Adilson Gonçalves, o coordenador do projecto, que vive de doações.

No princípio, conta o jovem estudante, os livros eram expostos no quintal de uma senhora, moradora do bairro. Contudo, passado algum tempo, foi-se notando que havia uma "fraca adesão" de leitores ao espaço, o que levou os mentores do projecto a lançarem para si próprios um desafio maior: instalar a biblioteca do lado de fora do quintal ou, para ser mais específico, juntaram bancadas com livros na famosa rua vulgarmente conhecida por «Rua do Bandalho».

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)