O Conselho de Disciplina da FAF suspendeu, por um período de dois meses, Bento dos Santos Kangamba das vestes de presidente do Kabuscorp do Palanca. A punição entrou em vigor no passado dia 26 de Agosto, data da publicação da deliberação a que o Novo Jornal teve acesso.

No relatório de fundamentação, Bento Kangamba é acusado de ter banalizado o trabalho conduzido pelo núcleo tutelado pela cantora angolana Patrícia Faria, referindo-se: "O que o Conselho de Disciplina da FAF faz este tempo todo é punir litígios, esquecendo-se de que esses são resolvidos em tribunal".

Para Kangamba, o Conselho de Disciplina não é apenas um órgão que serve problemas relacionados com dívidas. "Eles devem tratar de assuntos de fórum disciplinar das equipas, o comportamento dos dirigentes, dos jogadores, treinadores e ponto final... Diariamente ofender, faltar respeito ao Kabuscorp", desabafou o líder suspenso por dois meses.

Nas suas declarações de repúdio ao órgão deliberativo da FAF, Kangamba vai ainda mais ao longe, acusando o Conselho de Disciplina de ser um departamento que simplesmente existe para criar dificuldades ao emblema do Palanca, que, após dois anos de suspensão por orientação da FIFA, voltou a garantir o seu apuramento à prova maior do futebol doméstico em 2021.

Líder punido foi incapaz de se defender no interrogatório

No interrogatório, segundo o documento a que o NJ teve acesso, "o líder associativo não conseguiu provar os factos graves que o imputou ao Conselho de Disciplina, mesmo lhe tendo sido dada a oportunidade para provar o que alegou nos termos do artigo 342 do C.C, limitando-se apenas a confessar a sua conduta grave, que visou banalizar a actividade profissional tão importante e beliscar o bom nome imagem, desrespeitando a honra, consideração, dos vogais deste conselho".

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)